sexta-feira, 28 de maio de 2010

Por ela é que eu faço bonito

Isabel é o meu sonho de infância. Nos meus sonhos ela era quase exatamente assim. Tinha até o apelido de Bebel. Talvez fosse um pouco menos mandona e talvez fosse um pouco menos ciumenta. Talvez fosse também um pouco menos implicante, vaidosa e exibida. Quer decidir suas próprias roupas, seu penteado e diz que não usa de jeito nenhum o cabelo de um jeito pois é assim que uma amiguinha usa e ela tem horror “ao estilo” da menina. Mas a verdade é que nem nos meus sonhos ela era tão graciosa, esperta e observadora, ligada em tudo à sua volta.


Pensando bem, ela é beeem diferente do sonho, como só a realidade pode ser. Mas ela me fez mãe e transformou sonho em fato. Eu sou outra depois dela, pois passei a acreditar mais na vida e nos sonhos. Não que a minha vida fosse ruim antes dela. Mas é muuuuito melhor depois.

Nada acontece à sua volta sem que ela perceba e tente entender. Cria teorias sobre as coisas e constrói seu próprio mundo. E eu vou ao seu lado tentando tornar o mundo real o melhor possível para ela e ao mesmo tempo tentando prepará-la para o mundo real, diferente do mundo dos sonhos. Mas esperta como só, ela já percebe essas diferenças e à noite me faz perguntas desconcertantes. Outro dia me perguntou sobre meu pai, que ela chama com o curioso título de vovô Dadinho. Curioso porque meu pai só viveu 33 anos. Ela queria saber porque ele tinha “morrido logo” e se ela também iria. Me perguntou isso com aquela vozinha apertada de quem sabe bem em que terreno está pisando.

Ri dos meus esquecimentos e chega a desdenhar do meu jeito distraído: “ah, mamãe, porque você sempre esquece tudo”? Aliás, tem se tornado uma parceira e tanto nesse quesito. Antes de sair me pergunta se estou levando o celular e me avisa aos gritos que o irmão se pendurou em cima da estante ou está mastigando um pedaço papel, no mísero segundo em que desviei os olhos. Comenta das minhas roupas e me lembra de passar um batonzinho antes de sair. E ela só tem 4 anos. Eu imagino o que vem por aí e o esforço que terei que fazer para lidar com essa figurinha, que “se acha” (rs). Dicas de como colocar essa figurinha no seu lugar e ao mesmo tempo deixá-la continuar tão esperta e segura de si, são bem vindas!

3 comentários:

  1. Oi! Cheguei ao seu blog através do blog da Mic. Seus filhos são lindos! Tenho uma menininha de 2 anos e achei a sua Isabel com a personalidade bem parecida com a da Gi...rs.
    Bjs, Nanda.

    sonhorealizado.wordpress.com

    ResponderEliminar
  2. Olá! lindos seus filhotes! seja muito bem-vinda ao mundo da mamães blogueiras, grande beijo! Deus abençoe sua familia!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Passei pra agradecer pela mensagem de apoio e carinho nesse momento tão difícil...
    Li suas postagens e me encantei com o jeito como vc descreve cada detalhe dos seus filhos! Parabéns por ser essa super MÃE! Aliás, parabéns em dose dupla, pq eles são lindos! Nessas horas é que vejo q o sonho de ser mãe não morreu e nem morrerá dentro de mim! E... quando eu "crescer e ser mãe", quero ser igual à vc!!!
    Obrigada!
    Beijos!!!

    ResponderEliminar